quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Receita - Bolo de Aimpim


BOLO DE MACAXEIRA – UMA DELÍCIA DO NORDESTE BRASILEIRO – SABOR BRASIL


Quem já viajou para o nordeste brasileiro com certeza em algum momento já provou um bolo desses. De consistência intrigante a gente prova o primeiro pedaço e logo pega o segundo para tentar descobrir como é feito. Volta para casa e tenta descobrir a receita em algum lugar.

Se isso já aconteceu com você seus esforços se findaram hoje ele hoje está aqui!

A “consistência intrigante”, “gelatinosa” é dada pela macaxeira/aipim (mandioca aí no sudeste) passada pela parte fina do ralador e pela grande quantidade de goma (amido) extraída do líquido da macaxeira espremida.

Tente espremer a massa aos poucos assim é mais fácil e o resultado sairá melhor. Pode ser usada a macaxeira tanto do tipo branca ou da amarela (aipim cacau ou aipim manteiga) , sendo que a ultima confere uma coloração ainda mais bonita ao bolo.

Confira a quantidade do leite de coco medindo-o antes de usar. Eu comprei uma marca que dizia 200 ml na embalagem, mas na verdade tinha 240 ml se eu soubesse não teria comprado 3 garrafinhas! Ainda bem que eu medi antes, aqui foi boa coisa, mas em outra receita poderia ter sido um problema.

É um pouco trabalhoso de ser feito, principalmente na primeira parte. Leva certo tempo para assar (90 minutos aproximadamente), mas o resultado compensa. Outra característica interessante é que ele não leva nenhum tipo de fermento, alías, como muitos outros bolos típicos do nordeste.




BOLO DE MACAXEIRA

Ingredientes

1 kg de macaxeira ou aipim, é tudo a mesma coisas (mandioca pro pessoal do Sudeste)
2 xícaras (chá) de leite de côco, espremido do côco mesmo, nada de caixinha, num dá gosto
1/2 xícara (chá) de água, aqui é difíci achá a´gua, mas nóis arranja.
2 e ½ xícara (chá) de açúcar (se gostar desse bolo bem docinho use até 3 xícaras), num é rapadura não
1 colher (sopa) de manteiga derretida ou manteiga de garrafa
2 ovos de quintal

Modo de fazer

Descasque, lave bem e rale a macaxeira na “parte fina do ralador”. Coloque-a sobre um pano fino (tipo fralda ). Esprema bem deixando o líquido cair dentro de um  tacho. O resultado sairá melhor se você espremer a macaxeira aos poucos, em etapas.
Deixe o líquido repousar no recipiente por cerca de 20 minutos até a goma (amido se depositar no fundo).
Então escorra somente o líquido de cima descartando-o e reservando a goma no fundo do tacho.
Em outro tacho coloque a macaxeira ralada e junte a goma (amido) reservada, o açúcar, os ovos, a manteiga derretida, 1 xícara do leite de coco e a 1/2 xícara de água.
Misture bem.
Coloque a massa numa forma de buraco no meio de 22 cm de diâmetro bem untada com bastante manteiga .
Leve ao forno pré aquecido (180°) e asse inicialmente por 30 minutos então retire do forno e regue com a metade do leite de côco restante (1/2 xícara) volte a forma ao forno e asse por mais 30 minutos, retire-a novamente e regue com o leite de coco restante (1/2 xícara) e termine de assar por mais 30 minutos até dourar ligeiramente.
Para desenformar aguarde esfriar totalmente e com uma faca de ponta arredondada vá soltando e “descolando-o” da forma. Dá um pouquinho de trabalho, mas ele não quebra.
Corte em fatias e sirva.

É uma delícia comer bolo de aipim com uma caneca de café preto!

Rende 12 a 15 pedaços.

Nenhum comentário: