quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Hoje Dia da Cultura, aniversário de Ruy Barbosa


Dia da Cultura
Em 15 de maio de 1970, a lei nº 5.579 instituiu o "Dia da Cultura e da Ciência", comemorado a 5 de novembro de cada ano, como homenagem a data natalícia de figuras exponenciais das letras e das ciências, no Brasil e no mundo. A data teve como inspiração o Conselheiro Rui Barbosa, nascido a 5 de novembro de 1849.

Ruy Barbosa nasceu em 1849, na rua dos Capitães, hoje rua Ruy Barbosa, freguesia da Sé, na cidade do Salvador, na então Província da Bahia. Aos cinco anos, fez seu professor Antônio Gentil Ibirapitanga exclamar: "Este menino de cinco anos de idade é o maior talento que eu já vi. (...) Em quinze dias aprendeu análise gramatical, a distinguir orações e a conjugar todos os verbos regulares."
Em 1861, aos onze anos, quando estudava no Ginásio Baiano de  Abílio César Borges, futuro Barão de Macaúbas, fez o mestre declarar a seu pai, João Barbosa: "Seu filho nada mais tem a aprender comigo." Ali, como disse mais tarde, viveu a maior emoção de toda a sua vida, quando recebeu uma medalha de ouro do Arcebispo da Bahia.
Se você quiser conhecer mais sobre Ruy Barbosa, clique aqui.

Ruy Barbosa, o Águia de Haia* ...ohhh baiano retado!
* Águia de Haia - Para a Conferência da Paz em Haia, realizada em 1907, foram convidados todos os governos soberanos do mundo, que então somavam quarenta. Ministro das Relações Exteriores, o Barão do Rio Branco percebeu naquele encontro a grande oportunidade para promover o Brasil no exterior, resolvendo enviar como representante o diplomata Joaquim Nabuco, embaixador em Washington. Na mesma ocasião, a imprensa aventou o nome de Rui Barbosa. Rio Branco sugeriu, então, que ambos integrassem a delegação. Mas Nabuco alegou que, como embaixador, não poderia ir senão chefiando o grupo brasileiro. Para ele, Rui também não poderia ser relegado a um segundo plano. Criado o impasse, o Barão ainda ventila a idéia de se formar, para o evento, uma "delegação das águias". Nabuco, porém, declina do convite, e Rui acabou à frente da delegação, passando à história como "Águia de Haia".


Nada a ver com a Banda Asa de Águia do Durval Lélis, ok? kkkk
.

Nenhum comentário: