sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Gangue vendia gordura humana

Polícia do Peru diz ter identificado gangue que mata para vender gordura humana.



Três suspeitos foram presos, mas chefe do grupo permanece foragido.
Especialistas dizem duvidar da existência de mercado negro de gordura.

A polícia peruana disse que identificou uma gangue que está matando pessoas e sugando a gordura de seus corpos para vender no mercado negro e ser usada como cosmético, embora especialistas duvidem que esse mercado exista. Segundo a polícia, três suspeitos confessaram ter matado cinco pessoas, mas o grupo pode estar envolvido em dezenas de outras mortes. A informação é de Jorge Mejia, chefe da polícia antisequestro do país. Segundo ele, um suspeito disse que essa não é a única gangue a agir assim.

De acordo com Mejia, dois suspeitos foram presos com garrafas de gordura humana e disseram à polícia que valia US$ 60 mil o galão - cerca de US$ 15 mil o litro. A gordura foi vendida a intermediários na capital peruana e depois pode ter sido repassada a empresas de cosméticos na Europa, disse Mejia.

Autoridades da área da saúde expressaram dúvida sobre um possível mercado negro de gordura humana, embora ela tenha aplicações cosméticas. A professora de dermatologia da Universidade de Yale Lisa Donofrio especula que um pequeno mercado posssa existir para manter a flexibilidade da pele, mas disse que cientificamente esse tratamento é desacreditado.

Seis membros da gangue permanecem em liberdade - entre eles o chefe, Hilario Cudena, de 56 anos. Um suspeito preso disse à polícia que Cudena mata pessoas para extrair gordura há mais de 30 anos.

Só neste ano, ao menos 60 pessoas estão desaparecidas na província de Huanuco, onde a gangue supostamente atua, embora a região também seja alvo de guerrilhas do tráfico de drogas.

Médicos duvidam
Autoridades da saúde contatadas pela agência de notícias Associated Press disseram que gordura é usada em tratamentos antienvelhecimento, mas que é extraída do próprio paciente que será tratado. "Teria um risco grande de reação imunológica que poderia levar a consequencias que ameaçam a vida" se a gordura usada fosse a de outra pessoa, disse Neil Sadick,professor de dermatologia da universidade Cornell Weill de medicina de Nova York.

Adam Katz, professor de cirurgia plástica da escola de medicina da Universidade de Virgínia, foi incrédulo quanto ao caso. "Não vejo o porquê de existir um mercado negro de gordura humana. Não faz o menor sentido, pois na maioria dos países é possível encontrar gordura de maneira simples e muitas pessoas doam." Fonte: G1.


Aff, Maria!!!!

Vamos ter cuidado para Ronaldo, o Fênomeno, não ser sequestrado antes da COPA 2010!
Acho que  o amigo JR deve reforçar a sua própria  segurança.

 

Nenhum comentário: