sexta-feira, 6 de agosto de 2010

China projeta ônibus que viaja por cima dos carros


Ônibus gigante possui uma abertura que possibilita a passagem de carros



Se você tem mais de vinte anos, com certeza deve se lembrar do desenho animado Corrida Maluca, onde vários personagens disputavam para ver quem chegava em primeiro lugar. No desenho, era normal utilizar turbos, carros cheios de tecnologia, ou até mesmo, levantar as rodas e passar por cima de todos os concorrentes. E se essa artimanha existisse na vida real? Como ficaria o trânsito?
A China pensou em resolver o problema do acúmulo de carros, desenvolvendo um ônibus gigante que trafega por cima dos automóveis comuns. No projeto, os ônibus possuem uma abertura na parte inferior que possibilita a passagem dos carros. A ideia dos chineses é explorar o espaço entre os carros e as pontes, economizar custos para a construção de faixas exclusivas e desafogar o trânsito.
Para os pontos de parada, seriam construídas plataformas dos dois lados da rua, que ligariam um lado ao outro do ônibus e serviria como trilhos. O projeto do ônibus é de 6 metros de largura e 4,5 metros de altura, viajando a 40 km/h e com capacidade para 1.200 pessoas.
O ônibus gigante usará uma combinação de eletricidade e energia solar e só funcionará em vias largas, onde não existem pontes baixas ou túneis. A primeira linha será construída na capital do País, Pequim, ainda em 2010. O projeto está estimado em US$ 73 milhões.
Será que daria certo aqui na Bahia? Fonte: Ibahia.com


Gostei!! Mas com ele vai fazer as curvas sem colidir com os carros?
Mesmo sendo um sonho vai sair antes do Metrô de Salvador.



Metrô de Salvador: vergonha na conta de todos os políticos


A TV Bandeirantes e o programa CQC escolheram a chegada do aniversário de Salvador – “comemorado” dia 29 de março – para mostrar a vergonha político-administrativa-arquitetônica-estrutural-moral da nossa capital, fora os sem teto, os mendigos, as encostas desprotegidas, o desemprego, etc.: o metrô.
Digo, sem medo de ser injusto, que todos, todos mesmo, os políticos da Bahia com alguma relação com Salvador neste dez anos têm culpa no cartório, têm a ver com essa vergonha. Todos, de qualquer partido, inclusive – ou principalmente – Wagner, Geddel, Paulo Souto, César Borges, Otto Alencar, Lídice da Mata, Pelegrino, Pinheiro, ACM Neto, etc. etc. etc.
Dez anos de embromação. Mais de R$ 500 milhões de reais. Notícia até nos principais jornais do EUA, como a obra mais cara e mais atrasada do mundo. O metrô de Salvador, uma obra mal planejada, curtinho que só – 8 quilômetros – e feio que só ele, é uma vergonha da Bahia. 
Fonte: Site Notas da Bahia (aqui)
Vejam o vídeo:
.

Bóris, com sua licença: Isto é uma VERGONHA!

Nenhum comentário: